Revsita del Mes Suscríbete
Podcast de Cine PREMIERE #144 – Depredadores millonarios

El depredador, Locamente millonarios

September 2018

Suscríbete a la revista Media Kit

Síguenos Social

Suscríbete al Newsletter Newsletter

Recibe las mejores noticias de cine, series, trailers y críticas

REVISTA Columnas

Berlim assiste a ‘Garapa’/Berlin ve ‘Garapa’

Por:

13-02-2009

Garapa Foi ontem a sessão da nova obra de José Padilha, o documentário Garapa, no Festival de Berlim – exibição que marcou o retorno do diretor vencedor do Urso de Ouro do ano passado, por Tropa de Elite. Segundo conta um jornalista amigo meu, que está cobrindo o evento pelo Jornal do Brasil, o público […]

Garapa

Foi ontem a sessão da nova obra de José Padilha, o documentário Garapa, no Festival de Berlim – exibição que marcou o retorno do diretor vencedor do Urso de Ouro do ano passado, por Tropa de Elite. Segundo conta um jornalista amigo meu, que está cobrindo o evento pelo Jornal do Brasil, o público recebeu Garapa com um silêncio profundo. Uma resposta natural ao tema, que aborda a fome e a miséria no Brasil. O diretor acompanhou a rotina de três famílias no estado do Ceará (no nordeste do país) que vivem abaixo da linha da miséria. O título se refere à mistura de água com açúcar dada às crianças para enganar a fome. Filmado em preto-e-branco e som direto, a obra é, naturalmente, bem diferente do consagrador Tropa de Elite. “Garapa é o oposto de Tropa. É difícil, triste, lento, em preto-e-branco, não há trilha sonora. Mas se contribuir para levar à reflexão e minimizar o problema da fome crônica no Brasil, já fico satisfeito”, disse Padilha à correspondente do jornal O Dia, que está em Berlim.

Garapa não está na mostra competitiva do Festival de Berlim. Deve estrear no Brasil em abril, com apenas quatro cópias. O diretor reconhece que o filme é “duro e pesado” e, portanto, difícil de vender para o grande público. Sua intenção é que seja mostrado em festivais nacionais e internacionais, como o festival de Guadalajara, no México (alô, leitores da CinePremiere!). Quando Padilha voltar ao Brasil, pretendo entrevistá-lo e colocar o material aqui no blog.
 

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

En español:

Fue ayer la sesión de la nueva obra de José Padilha, el documental Garapa, en el festival de Berlin. La exhibición marcó el retorno del director premiado con el Oso de Oro el año pasado por Tropa de Elite. Según cuenta un periodista amigo mio que está cubriendo el evento para el Jornal do Brasil, el público recibió a Garapa con un silencio profundo. Una respuesta natural al tema que aborda al hambre y la miseria en Brasil. El director siguió la rutina de tres familias del estado de Ceará (en el nordeste del país) que viven por debajo de la línea de miseria. El título se refiere a la mezcla de agua con azucar que les dan a los niños para engañar al hambre. Filmado en blanco y negro y sónido directo, la obra es, naturalmente, muy diferente a la que le hizo consagrarse, Tropa de Elite. "Garapa es el opuesto de Tropa. Es difícil, triste, lento, en blanco y negro, no tiene pista sonora. Pero si puede contribuir a llevar la reflexión y minimizar el problema del hambre crónica en Brasil, ya estoy satisfecho", dice Padilha al corresponsal del periódico O Día en Berlin.

Garapa no está en la competencia del Festival de Berlin. En Brasil se estrenará en abril con apenas cuatro copias. El director reconoce que el filme es "duro y pesado" y, por lo tanto, dificil de vender al grueso del público. Su intensión es que sea mostrado en festivales nacionales e internacionales, como el festival de Guadalajara en México (¡atención, lectores de Cine PREMIERE!). Cuando Padilha regrese a Brasil, pretendo entrevistarlo y colocar el material aquí en el blog.

Colaborador en Cine Premiere desde 2001. Da pláticas, es jurado y ayuda a programar festivales. Los únicos maratones a los que va son de cine.

Notas relacionadas

También podría interesarte:

Comentarios